22
maio
09

Descoberto planeta feito de água sólida


 

Um estranho planeta do tamanho de Netuno, formado principalmente de água quente e sólida, foi descoberto não muito longe da Terra, e é uma das evidências de que outros planetas podem ter oceanos.

O planeta, chamado GJ 436b, gira rápido na órbita de uma estrela vermelha a apenas 30 anos-luz de distância, afirmou a equipe do Observatório de Genebra.

“Não é um planeta lá muito hospitaleiro”, disse numa entrevista pelo telefone o astrônomo Frederic Pont, que ajudou na descoberta. O planeta é quente porque fica perto de uma estrela e está sob alta pressão por causa de sua massa.

“A água está congelada pela pressão mas é quente. É meio estranho, estamos acostumados ao fato de a água mudar de condição devido à temperatura, mas na realidade a água também pode ser solidificada pela pressão”, disse Pont.

É provável que o planeta também seja coberto por hidrogênio, disseram os cientistas, condições que dificilmente levariam à vida. Mas, se ele possui água, pode haver água em outros planetas em outros sistemas solares, e portanto vida.

“Isso mostra que existem muitos planetas com oceanos”, disse Pont. O grupo usou um telescópio na Suíça para determinar o tamanho do planeta quando ele passa diante da estrela. “Quando ele passa na frente da estrela é como um minieclipse. A quantidade de luz que ele esconde é proporcional a seu tamanho.”

Os astrônomos já encontraram cerca de 200 planetas orbitando outras estrelas que não o nosso Sol. E muitos parecem ser gigantes de gás como Júpiter. O GJ 436b parece ser menor, mas não pequeno o suficiente para ter um centro rochoso, como a Terra. “A partir do tamanho e da massa obtemos a densidade”, afirmou Pont. E a densidade do planeta sugere que ele seja feito de água.

Anúncios

0 Responses to “Descoberto planeta feito de água sólida”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: